top of page

Dá para compensar uma semana mal dormida nos finais de semana?


A rotina dos estudantes é de acordar muito cedo e, infelizmente, dormir tarde, não conseguindo dormir as horas de sono recomendadas pela medicina do sono. Visando compensar o déficit de sono muitos dormem a mais nos feriados e finais de semana.


Mas será que isto funciona?


Para responder à questão cientistas americanos da Universidade do Colorado decidiram comparar alguns aspectos do metabolismo corporal em três situações. Veja o resumo do experimento e dos resultados no quadro abaixo:

Após alguns dias de experimento, os resultados permitiram concluir que em relação ao grupo controle (I), ambos os grupos com déficit de sono (II e III) apresentaram alterações metabólicas negativas quanto a melatonina (hormônio que regula o sono), a sensibilidade à insulina (hormônio que controla a glicemia), com resultados mais alterados no grupo que realizou a compensação de sono, semelhante a dormir mais nos finais de semana.


O experimento permitiu concluir se não puder dormir o recomendado diariamente, é preferível manter uma regularidade do sono, não compensando o sono nos finais de semana.

Featured Posts
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Seguir
  • Facebook Basic Square
bottom of page