POR QUE OS MAIORES INSETOS DO MUNDO NÃO SÃO TÃO GRANDES?

No reino Animal o tamanho dos organismos é muito variável dentro de um mesmo grupo. Em mamíferos, por exemplo, há um pequeno morcego que mede 3,3 cm de envergadura e 2,9 cm de comprimento e a grande baleia azul que pode atingir 33 metros de comprimento.

Já a maioria dos insetos são animais muito pequenos, geralmente medindo poucos centímetros, sendo que nos maiores insetos o corpo (excluindo-se as asas e antenas) dificilmente ultrapassa os 15 centímetros.


O tamanho nos insetos é limitado pelo sistema respiratório traqueal, que é constituído por uma séria de aberturas para entrada de ar (espiráculos) que permite a entrada de ar em tubos quitinosos (traqueias), que ao se aprofundarem no corpo se ramificam em tubos cada vez mais finos, capazes de fornecer gás oxigênio diretamente as células dos tecidos, sem passar pela corrente sanguínea. Quando um inseto cresce, o volume do sistema traqueal aumentar 20% a mais do que o restante do tamanho do inseto, tornando os espiráculos muito grandes para o tórax. Por isto, o tamanho máximo dos insetos é cerca de quinze centímetros.

Prof. Marco Nunes

Editor do Nerd Cursos - Biologia

Um portal de materiais de estudos para o Enem e vestibulares

Vitória da Conquista - Bahia - Brasil

Contato: profmanunes@gmail.com

Featured Posts
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Seguir
  • Facebook Basic Square

Ligue

Tel: em breve

Contato

 

Siga

© 2015 por NERD CURSOS

  • facebook
  • YouTube Social  Icon