top of page

Quando os humanos começaram a alterar o clima?


Atualmente, a maioria dos cientistas envolvidos no estudo da dinâmica climática defendem que o clima do planeta está mudando, que está se tornando mais quente. Segundo estes cientistas do clima, o processo de aquecimento global seria o resultado do aumento das concentrações dos gases do efeito estufa na atmosfera, principalmente, do gás dióxido de carbono, liberado na combustão de combustíveis fósseis, como o carvão, a partir da primeira revolução industrial e o uso intenso de combustíveis derivados do petróleo a partir da segunda revolução industrial.


Mas, talvez o processo de aquecimento global influenciado pelo homem seja bem mais antigo, que tenha se iniciado a a partir de oito mil anos atrás, com o inicio da agricultura, um período de intenso desmatamento para o plantio de cultivares agrícolas, para a obtenção de madeira para a construção de cidades e obtenção de combustível para fogões residenciais e para a para a fundição de metais. A agricultara nesta época se desenvolveu com grandes projetos de irrigação. A retirada da cobertura vegetal, diminui a retirada de dióxido de carbono da atmosfera pela fotossíntese e manejo das águas dos rios provocou liberação de gás metano do fundo do leito dos rios. O metano é outro gás estufa.


As evidencias que colaboram para esta nova teoria vem dá análise do bolhas de ar presas em gelo profundo nas calotas polares, um reservatório de amostras da atmosfera terrestre nos últimos milhares de anos. Este tipo de estudo mostra que nos últimos quatrocentos mil anos a concentração dos gases estufa aumenta e diminui em intervalos regulares relativamente precisos, e por estes dados, nos últimos cinco mil anos os gases estufa deveriam estar diminuindo, mas o registrado foi o contrário, provocando um continuo aquecimento do planeta neste período. O histórico das atividades humanas e o aumento de gases estufa parecem ter uma relação bem sincronizada e merecem um estudo aprofundado.

 

Prof. Marco Nunes

Editor do Nerd Cursos - Biologia

Um portal de materiais de estudos para o Enem e vestibulares

Vitória da Conquista - Bahia - Brasil

Featured Posts
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Seguir
  • Facebook Basic Square
bottom of page