top of page

O IMC É UMA MEDIDA CONFIÁVEL PARA ESTIMAR SUA SAÚDE?


Sim e não. Vamos entender isto!

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida que mostra a relação entre a altura e o peso de uma pessoa. Ele é calculado dividindo-se o peso em Kg pelo quadrado da altura em metros.


Esta fórmula foi proposta no século XIX, pelo matemático Frances, Adolphe Quetelet, para ajudar a identificar as características do “homem normal”. Mas, a medicina passou a utilizar o IMC para mensurar se o peso das pessoas estava bem ajustado a sua altura, procurando relacionar o índice ao estado de saúde das pessoas e ao risco de desenvolver algumas doenças no futuro (tabela abaixo).


E daí? Calculou seu IMC para ver como você está seu peso e a sua saúde? Por que não? É muito rápido e não custa nada. Mas tome cuidado! O IMC deve ser uma análise inicial, mas que deve ser aprofundada com outras análises, como medidas da pressão arterial, glicemia, níveis de colesterol e triglicerídeos. Sem esta análise, o IMC pode providenciar conclusões erradas. Um estudo recente, feito por pesquisadores da universidade americana UCLA demonstrou que que 30% de pessoas com IMC normal não estavam com boa saúde com base em outros dados, e que 15% das obesas gozavam de boa saúde.

Um outro detalhe importante. O IMC não é universal. Sua aplicação tem que levar em conta a idade, o sexo, se a pessoa é um atleta, se está grávida e a quantidade de gordura abdominal.



 

Prof. Marco Nunes

Editor do Nerd Cursos - Biologia

Um portal de materiais de estudos para o Enem e vestibulares

Vitória da Conquista - Bahia - Brasil

Featured Posts
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Seguir
  • Facebook Basic Square
bottom of page