top of page

POR QUE AS FOLHAS MUDAM DE COR E CAEM NO OUTONO?


POR QUE AS FOLHAS MUDAM DE COR E CAEM NO OUTONO?


Em florestas temperadas decíduas, durante o outono a paisagem florestal sofre drásticas mudanças. Muitas árvores sofrem uma mudança da cor das suas folhas, do verde para tons amarelados e avermelhados. Algumas semanas depois, as folhas caem.


Qual a importância das folhas para os vegetais?


As folhas são órgãos produtores de alimento. Possuem em seu interior, um tecido especializado em realizar fotossíntese, o parênquima clorofiliano, com células que possuem muitos cloroplastos, as organelas que realizam a fotossíntese. Os cloroplastos possuem em seu interior um pigmento fotossintético, chamado clorofila, capaz de absorver a luz solar, oferecendo energia para a produção de glicose, o principal alimento celular. As folhas produzem glicose para nutrir suas células e das outras partes do vegetal, inclusive, para as raízes, órgãos que além de consumirem glicose a armazenam na forma de amido, uma reserva energética para nutrir o vegetal em períodos de baixa atividade fotossintética.


Por que as plantas perdem as folhas no outono?


Durante o outono, as condições ambientais começam a se tornar desfavoráveis a fotossíntese. Os dias ficam cada vez mais curtos e no ambiente há menos luz, baixas temperaturas tornam-se desfavoráveis ao metabolismo vegetal. Então, manter as folhas vivas nestas condições seria claramente, um desperdício, elas estariam consumindo mais glicose do que produzindo. Então, a folhas mudam de cor e após algumas semanas caem. A queda foliar é coordenada por um hormônio vegetal, o ácido abscísico, ele mata a células dos pecíolos foliares, provocando a queda das folhas.


Por que as folhas mudam de cor?


As folhas são verdes em função da abundância de clorofila. A mudança de cor é um indicativo que a clorofila está deixando ser produzida e degradada, por isto tornam-se amareladas. Mas, a mudança de cor das folhas, é um pouco mais complexa. Algumas folhas deixam de ser verdes e tornam-se vermelhas, devido ao aumento na produção de um pigmento chamado antocianina. As funções do aumento da produção da antocianina, algumas semanas antes da queda das folhas não é clara, havendo algumas hipóteses. Por exemplo, retardar a herbivoria das folhas por insetos. A cor vermelha desencoraja insetos a se alimentarem das folhas, pois, é relacionada com a presença de substâncias tóxicas. Outra hipótese, é que a antocianina protegeria as folhas contra a fotoxidação e da ação de radicais livres. As duas hipóteses, estariam de acorda com o prolongamento da permanência das folhas nas plantas.


Por que é retardada a queda foliar?


Quando uma folha perdeu a cor verde, ela perdeu muito da sua eficiência fotossintética, mas mesmo assim, é importante que ela permaneça ligada ao vegetal. É um tempo necessário para substâncias orgânicas presentes nas folhas sejam degradas e seus produtos transportados para outras partes dos vegetais, para serem usadas durante o inverno, ou mesmo, armazenadas para serem utilizadas na primavera para o crescimento vegetal e produção de novas folhas. Retardar a queda foliar, por exemplo, permite degradar a maior parte das proteínas presentes nas folhas em aminoácidos e os deslocarem para outras partes do vegetal.




Featured Posts
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Seguir
  • Facebook Basic Square
bottom of page