top of page

COMO ESTÁ SUA RELAÇÃO COM A CAMA-TRAVESSEIRO-EDREDOM?



Dormir é uma necessidade básica do corpo, como, comer. Apesar disto, o número de pessoas que tem deficit de sono vem aumentado.


Em pesquisa recente, feita nos Estados Unidos, concluiu-se que 1/3 da população americana adulta dorme menos de seis horas por noite, quando o recomendado é de 7 a 8 horas. A privação de sono, também foi verificada em outros países, cabendo a Cingapura e Japão, o título de campeões do sono curto. Nesta pesquisa global, o Brasil ficou em terceiro lugar, tendo uma média de 7 horas e 30 minutos de sono por noite. Os holandeses foram os mais dorminhocos, mostrando valores médios de 8 horas e 16 minutos.


Os valores médios registrados no Brasil, escondem dentro das estatísticas uma situação preocupante, 1/3 dos brasileiros adultos tem sérios problemas de relacionamento com a cama-travesseiro-edredom, podendo ser enquadrados como insones, ou seja, têm sérias dificuldades de dormir quando desejam.


Mas por que estamos dormindo menos?


As causas são múltiplas. Trocamos horas de sono noturno por adicionais de trabalho, estudo e de conexão com a internet. Perdemos o sono pelo estresse diário e pela ansiedade que nos mantêm em estado de alerta. Também contribuem para a crise com os lençóis, o sedentarismo e o consumo exagerado de estimulantes como chocolate, café, chás, energéticos e refrigerantes cafeinados, bem como, em alguns casos, o consumo frequente de bebidas alcoólicas.


Dentre os fatores citados, há de se destacar à vida conectada através de smartphones, tablets, computadores e, mesmo TVs. As brilhantes telas dos aparelhos eletrônicos emitem uma luz azulada, que é interpretada pelo nosso sistema nervoso, como, a luz do dia, atrapalhando o sono noturno através da inibição da produção do hormônio do sono, a melatonina, que é produzido durante a noite. Com baixas produções de melatonina temos dificuldade para relaxar e dormir e, deitamos mais tarde.


A privação de sono afeta negativamente o corpo. A curto prazo, diminui a capacidade de concentração e aprendizado. Altera o humor, aumentando os conflitos familiares, no trabalho e na escola. Aumenta a chance de se envolver em acidentes. A longo prazo, pode levar ao ganho de peso, contribuindo para a obesidade, desenvolvimento de diabetes do tipo 2, queda da atividade imunológica, problemas cardíacos e até demência.


Para dormimos mais, precisamos ir para a cama mais cedo, já que existem pressões sociais, como, trabalho e estudo, para a maioria das pessoas pularem cedo da cama, independente da hora que durmam. Para evitar as noites de sono curto é necessária uma rotina para o bom sono, como, deitar e acordar no mesmo horário todos os dias, evitar o sedentarismo e não dormir durante o dia. Vale a pena praticar uma “higiene do sono”, que consiste, em não consumir alimentos e bebidas estimulantes horas antes de dormir, realizar uma refeição leve no jantar, praticar uma atividade física leve no final do dia. Uma hora antes de dormir, não usar as brilhantes telas eletrônicas, escurecer o quarto, fazer o silêncio imperar e se possível, reduzir a temperatura do ambiente.

Featured Posts
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Seguir
  • Facebook Basic Square
bottom of page