top of page

OS 3 Rs DA SUSTENTABILIDADE


Para vivermos nos dias atuais consumimos muita coisa e somos diretamente e indiretamente responsáveis pela extração de recursos naturais, muitos não renováveis como metais e derivados de petróleo e geramos muito resíduos sólidos que precisam ser coletados, transportados e acomodados em aterros. Reduzir, reutilizar e reciclar estes resíduos é essencial para poupar a extração de recursos naturais, economizar energia e poupar recursos econômicos para o seu correto manejo. Bom, vamos diferenciar cada uma destas ações.


Reduzir é diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos. Realizamos este princípio quando fazemos o uso racional da água, da energia elétrica em casa, no uso do carro e aproveitando bem os alimentos. Reduzir é evitar desperdícios.


Reutilizar é usar um produto várias vezes, na mesma na mesma função ou em outra diferente. São exemplos de reutilização, consumir bebidas em garrafas retornáveis, reutilizar sacolas plásticas para acomodar lixo caseiro, usar o plástico de garrafas PET para a fabricação de cerdas de vassouras e reutilizar embalagens plásticas vazias limpas para acondicionar outros alimentos.


Reciclar é bem mais complexo do que reutilizar, pois envolve transformações físicas e químicas do materiais. Envolve custos de coleta, gasto de energia e pode gerar poluição durante o processo. Por exemplo, pneus antigos torna-se asfalto, latas de alumínio podem ser derretidas e moldadas em novos produtos, recipientes de vidro podem ser reciclados. Atenção reuso é diferente de reciclagem.


 

Este assunto apareceu no Enem 2012.


Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se. em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.


Um exemplo de reciclagem é a utilização de


a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.

b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

c) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.

d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.

e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.









Resposta: B

 

Prof. Marco Nunes

Editor do Nerd Cursos - Biologia

Um portal de materiais de estudos para o Enem e vestibulares

Vitória da Conquista - Bahia - Brasil

Featured Posts
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Seguir
  • Facebook Basic Square
bottom of page