top of page

Aposematismo: Você me vê, mas você não me quer.


O aposematismo é uma estratégia de sobrevivência contra a ação de predadores. Consiste na exibição de cores de alerta que deixam o organismo mais visível no ambiente em que vivem, mas ao mesmo tempo sinalizam que um organismo é impalatável, tóxico ou mesmo venenoso, sendo desta forma evitado pelos predares. O fato de um predador evitar organismos com cores específicas pode ser inato ou obtido por aprendizagem, ou seja, ser adquirido com as repetidas experiências desagradáveis. As cores vermelha, amarela e azul muito vibrantes são bons exemplos de cores de alerta. O aposematismo tem significância evolutiva, pois aumenta as chances de sobrevivência e reprodução de um organismo, um exemplo de processo de seleção natural. Portanto, cuidado com os organismos que fazem questão de serem percebidos nos ambientes.

 

Este assunto já foi cobrado no Enem:


Observe as imagens a seguir, que mostram uma vespa e uma abelha, respectivamente:

A semelhança existente entre esses dois seres vai além do fato de os dois serem insetos. Ambos possuem a capacidade de voar e produzir veneno, além de possuírem cores semelhantes.

A semelhança de cores tem relação com o(a)

A) mimetismo, possibilitando o cruzamento entre as duas espécies de insetos.

B) nicho ecológico, pois os dois seres têm a mesma função no ambiente.

C) camuflagem, para se confundirem com o ambiente onde vivem. D) aposematismo, para alertar do perigo que seu veneno pode representar.

E) habitat, pois os dois seres vivem em sociedades inseridas em colmeias












Resposta: D

 

Prof. Marco Nunes

Editor do Nerd Cursos - Biologia

Um portal de materiais de estudos para o Enem e vestibulares

Vitória da Conquista - Bahia - Brasil

Featured Posts
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Seguir
  • Facebook Basic Square
bottom of page