top of page

SACOLAS PLÁSTICAS COMPOSTÁVEIS


Sacolas plásticas são práticas, mas um sério problema ambiental. As convencionais, consomem recursos não renováveis, (petróleo), tornam-se uma parte significativa do lixo urbano, são muito persistentes no ambiente, impermeabilizam o solo e muitas vezes são consumidas por engano por animais, mas não são digeridas. Visando diminuir os impactos, sacolas menos impactantes foram desenvolvidas, como as feitas de plásticos compostáveis.


O que é plástico compostável?


O plástico compostáveis é o feito a partir de matéria-prima vegetal (milho, mandioca, beterraba, etc). Devido a sua fragilidade, possuem um pouco de plástico convencional. A porção biodegradável, é decomposta por fungos e bactérias em cerca de 180 dias, em usinas de compostagem industriais, sobe condições ideias de temperatura, umidade e oxigenação. Mas em condições anaeróbicas, nos lixões e aterros, demora mais, cerca de 27 meses. Portanto, o uso deste tipo de plástico depende de investimentos em uma infraestrutura adequada de coleta, destinação e processamento.


Aspectos negativos do plástico compostável


Apesar de vir de fontes renováveis, sua produção desvia recursos alimentares humanos, afetando a segurança alimentar e sob manejo inadequado em anaerobiose nos lixões e aterros leva a liberação de um potente gás estufa, o gás metano.

Featured Posts
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Seguir
  • Facebook Basic Square
bottom of page