top of page

Por que a cabeça dos tubarões-martelo são achatadas?


A forma e função das estruturas, bem como o comportamento dos seres vivos, são o resultado da ação da seleção natural sobre os organismos, favorecendo a sobrevivência dos indivíduos com características mais favoráveis à sobrevivência.


Quanto aos tubarões-martelo, aqueles que possuem cabeça achatada com duas expansões laterais, quais seriam as vantagens desta singular característica?


Antes de explicar o valor adaptativo da forma da cabeça dos tubarões-martelo, é preciso comentar sobre as Ampolas de Lorenzini, numerosos poros, que todas as espécies de tubarões possuem em suas cabeças, especialmente, no focinho e mandíbulas.



Estes poros, possuem em seu interior células sensoriais, capazes de detectar campos eletromagnéticos, por exemplo, gerados pelas contrações musculares dos animais. Portanto, as ampolas de Lorenzini facilitam a localização de presas alimentares dos tubarões, especialmente, aquelas que estão camuflados no ambiente, invisíveis durante a escuridão da noite ou enterradas na areia no fundo mar.


Agora, ficou muito mais fácil entender a peculiar forma da cabeça dos tubarões-martelo. O formato achatado proporciona uma maior superfície de contato com o ambiente, favorecendo a localização do alimento pelas ampolas de Lorenzini. O formato lembra muito a forma dos receptores dos detectores de metais feitos usados em aeroportos.


Outras vantagens deste formato da cabeça é um campo visual mais amplo, de 360 graus, já que os olhos estão nas laterais da cabeça e uma maior precisão nos movimentos, funcionando como estabilizadores.


Veja no vídeo um tubarão martelo fazendo uso da sua cabeça para localizar e capturar um raia.


Featured Posts
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Seguir
  • Facebook Basic Square
bottom of page