Pegada farmacêutica – Drogas na Água

 

 

 

A pegada farmacêutica é a contaminação das águas por produtos da indústria farmacêutica eliminados, por exemplo, pelos corpos dos seres humanos ou pelo seu descarte inadequado. Incluem, remédios, como, a cafeína, anticoncepcionais, corticoides e analgésicos, produtos cosméticos, como, os desodorantes, perfumes, xampus, pastas de dentes, espuma de barbear, cremes hidratantes e filtros solares. Também pode-se incluir drogas farmacológicas ilegais, como, a cocaína. O impacto do consumo de água com estas substâncias sobre a saúde humana, ainda, não foi quantificado, mas estudos estão mostrando efeitos negativos em animais aquáticos.

Uma substância presente nos filtros solares, a oxibenzona, está sendo absorvida por corais, diminuindo sua capacidade reprodutiva, prejudicando o seu crescimento, danificando seu DNA e matando as algas que vivem a eles associados, causando o branqueamento dos corais, doença que é fatal para estes organismos.

 

O estrogênio presente nas pílulas anticoncepcionais pode agir nos peixes, acelerando o amadurecimento sexual das fêmeas e fazendo que peixes machos desenvolvam características femininas. O problema tem diminuído a capacidade reprodutiva de várias espécies de peixes.

 

Um experimento recente, quantificou a concentração de cocaína nas águas e criou enguias, um tipo de peixe, em aquários sem cocaína e com cocaína simulando as concentrações ambientais registradas no estudo. As enguias que permaneceram no aquário contaminado eram mais agitadas, e mostraram danos musculares. Além disto, foi verificada a acumulação de cocaína nos músculos, pele e outros órgãos do peixe, sendo, portanto, capaz de ser transferida ao longo das cadeias alimentares, podendo chegar no homem. Estes impactos sugerem que o homem também possa ser afetado por este tipo de contaminação.

 

Para reduzir a pegada farmacêutica, recomenda-se reduzir o uso destes produtos ao estritamente necessário e não os eliminar nos vasos sanitários, pias e lixo doméstico, mas sim, em locais específicos para este fim.

 

   

Prof. Marco Nunes

Editor do  Nerd Cursos - Biologia

Um portal de materiais de estudos para o Enem e vestibulares

Vitória da Conquista - Bahia - Brasil

Contato: profmanunes@gmail.com