top of page

COMO A ÁGUA SOBE DO SOLO ATÉ AS FOLHAS?


As plantas são seres que produzem o próprio alimento (glicose) através da fotossíntese. Para que o processo fotossintético ocorra é necessário que a planta esteja exposta a luz, e absorva gás dióxido de carbono e água. As folhas são os principais órgãos fotossintéticos, são elas que absorvem a luz e o dióxido de carbono da atmosfera, mas a água vem do solo e é absorvida pelas raízes. Então, como a água é conduzida do solo até as folhas?


Há três mecanismos que agem simultaneamente no processo de subida da água: a pressão positiva da raiz (força de sucção), a capilaridade pelos vasos condutores de seiva e a evapotranspiração vegetal.


Pressão positiva da raiz


As células periféricas das raízes possuem uma maior concentração de solutos (são hipertônicas) em relação ao solo (meio hipotônico), então por osmose a água flui do solo para as raízes. Por osmose, a água vai passando camada após camada, até chegar ao centro das raízes, onde penetram em um sistema de vasos condutores, o xilema (lenho) e começa a subir pela raiz e caule em direção as folhas. A pressão positiva da raiz explica a subida da água pelo caule por poucos centímetros.


Capilaridade


O xilema é um conjunto de tubos ocos, muito finos (menos de 1 mm de diâmetro) formadas pelo alinhamento vertical das paredes celulares lignificadas de células mortas. Pelo xilema, a água sobe devido a atração (adesão) entre as moléculas de água e as paredes do xilema, devido a ligação entre as moléculas de água (coesão) e devido a uma pressão que puxa a água para cima gerando uma curvatura da coluna de água nos capilares (a tensão superficial da água). A capilaridade explica a subida da água por aproximadamente um metro.


Evapotranspiração


As folhas expostas ao a luz solar, tornam-se aquecidas e a água muda do estado líquido para o gasoso e escapa para a atmosfera quando os estômatos estão abertos. A coesão entre as moléculas de água cria uma força que puxa moléculas de água pelos vasos do xilema. A evapotranspiração é a principal força que explica a subida da água pelo xilema, sustentando o processo por dezenas de metros.

 

Prof. Marco Nunes

Editor do Nerd Cursos - Biologia

Um portal de materiais de estudos para o Enem e vestibulares

Vitória da Conquista - Bahia - Brasil

Featured Posts
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Seguir
  • Facebook Basic Square
bottom of page