AS PLANTAS TÊM SEXO?

Sim! Elas possuem. Podem ser monoicas (hermafroditas), quando possuem os dois sexos no mesmo corpo ou dioicas, quando possuem os sexos separados, como acontece nos humanos, um corpo masculino e outro feminino.

 

Todos os vegetais possuem no seu ciclo de vida a alternância de uma geração de reprodução sexuada (o gametófito) que usa gametas na reprodução com uma de reprodução assexuada (o esporófito) que usa esporos para se reproduzir.

 

Nas briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias), nos gametófitos os gametas masculinos se propagam em direção aos femininos em um meio líquido, portanto a reprodução é dependente da água.

 

Nas gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (plantas com frutos envolvendo as sementes) os gametas masculinos são produzidos nos órgãos reprodutores masculinos, pelos grãos de pólen. Quando o grão de pólen chega nos órgãos reprodutores femininos, os gametas masculinos são conduzidos por um tubo polínico até o gameta feminino, e ocorre a fecundação. Nas gimnospermas, o grão de pólen é conduzido aleatoriamente pelo vento. Nas angiospermas, geralmente a polinização é feita por agentes polinizadores biológicos, como insetos, morcegos e aves.

 

Prof. Marco Nunes

Editor do  Nerd Cursos - Biologia

Um portal de materiais de estudos para o Enem e vestibulares

Vitória da Conquista - Bahia - Brasil

Contato: profmanunes@gmail.com

Please reload

Featured Posts