Leptospirose

12-Nov-2017

A leptospirose é uma doença bacteriana causada pela bactéria do gênero Leptospira que vive no sistema urinário de vários mamíferos, como cavalos, vacas, ratos e o homem. Quando estes animais urinam dispersam no solo a bactéria. Em localidades com  acúmulo de lixo os ratos prosperam, pois o alimento é farto para eles. A prosperidade dos ratos conjugado com problemas de saneamento como drenagem das águas das chuvas e a ocorrência de enchentes podem colocar a bactéria Leptospira em contato com a pela e as mucosas humanas, permitindo sua penetração no corpo humano, causando dores musculares, de cabeça, febre,  e fraqueza.

Este assunto já apareceu no Enem/ 2012:

 

Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre. dor de cabeça e dores musculares. 


Disponível em: http://portal.saude.gov.br.

 

Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de

 

a) difteria.

b) botulismo.

c) tuberculose.

d) leptospirose.

e) meningite meningocócica. 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resposta: D

 

Prof. Marco Nunes

Editor do  Nerd Cursos - Biologia

Um portal de materiais de estudos para o Enem e vestibulares

Vitória da Conquista - Bahia - Brasil

Contato: profmanunes@gmail.com