Prof. Marco Nunes

Editor do  Nerd Cursos - Biologia

Um portal de materiais de estudos para o Enem e vestibulares

Vitória da Conquista - Bahia - Brasil

Contato: profmanunes@gmail.com

Se preferir comentar por email.

ROTEIRO DO PODCAST

1 – A chave para o sucesso - I

Senhoras e senhores estudantes e professores. Sou o professor Marco Nunes e hoje começo mais um novo projeto educacional, um podcast semanal, publicado aos domingos e, que será mais uma das atividades publicadas www.nerdcursos.com.br, um portal de materiais de apoio ao estudo para o Enem e vestibulares.

 

O tema deste podcast é muito caro a todos os estudantes: “A chave para o Sucesso”.

 

Como introdução ao assunto, trago trechos da palestra “A Chave para o Sucesso”, ministrada pela da psicóloga educacional norte americana Angela Duckworth.

 

¯Ao fundo você ouve Copsticks interpretada por Euphemia Allen & Morris Stoloff Orchestra. Música do filme Quero ser Grande, protagonizado por Tom Hanks em 1988, mas que no Brasil ficou conhecida como a música da propaganda do Danoninho. 

 

' Vamos ao texto de Angela Duckworth:

 

“... Aos 27 anos me dedicava ao ensino de matemática a alunos do 7º ano em escolas públicas da cidade de Nova Iorque. E, como qualquer professor, passava exercícios testes e tarefas. Quando eles traziam as atividades de volta, calculava as notas. O que me impressionava era que o Q.I. não era a única diferença entre meus melhores e piores alunos. Alguns dos meus alunos com melhor desempenho não tinham um Q.I. estratosférico. Alguns dos meus alunos mais inteligentes, não estavam indo muito bem. E isso me levou a refletir. As coisas que se precisa aprender em matemática no 7º ano, com certeza, são difíceis: razão, números decimais, a área de um paralelogramo. Mas não são conceitos impossíveis, e eu tinha plena certeza de que cada um dos meus alunos era capaz de aprender o conteúdo, caso se dedicasse tanto quanto necessário. Depois de vários anos lecionando, conclui que o que se precisa na educação é uma compreensão melhor dos alunos e do aprendizado, sob uma perspectiva motivacional e psicológica. Em educação, se há uma coisa que se sabe bem, é como medir o Q.I., mas e se ir bem na escola e na vida dependesse de muito mais do que sua habilidade de aprender rápido e fácil? Então, deixei as salas de aula e fui para a faculdade de psicologia. Comecei a estudar jovens e adultos, em todo tipo de cenários extremamente desafiadores, e em todos os estudos minha pergunta era: "Quem aqui é bem-sucedido e por quê? Em um trabalho na Academia Militar de West Point tentei prever quais cadetes permaneceriam no treinamento militar e quais desistiriam. Fui ao Concurso Nacional de Soletração e tentei prever quais crianças chegariam mais longe na competição. Estudei professores novatos que trabalhavam em bairros muito difíceis, questionando quais deles ainda estariam ali dando aulas até o fim do ano escolar, e quais destes seriam os mais eficazes em melhorar os resultados do aprendizado de seus alunos. Fiz parcerias com empresas privadas, perguntando: "Quais destes vendedores conseguirão se manter no emprego?" Quem vai ganhar mais dinheiro? Em todos esses diferentes contextos, uma característica se destacou como um significativo indicador de sucesso. E não foi a inteligência social. Não foi a boa aparência, a saúde física, nem o Q.I. Foi a determinação! ...”

  

¯Você ouve Perseverança, um Hip/hop do MC Renato 51/50.

' Ainda segundo Angela Duckworth:

 

“Determinação é paixão e perseverança em objetivos de longuíssimo prazo. Determinação é ter resistência. Determinação é agarrar o seu futuro, dia após dia, não apenas durante uma semana, ou um mês, mas durante anos, e trabalhar bastante para tornar real esse futuro. Determinação é viver a vida como uma maratona, não uma simples corrida. ”

 

A determinação é um pré-requisito básico para alcançar objetivos de longo prazo, como ser aprovado no vestibular, concluir um curso universitário e uma pós-graduação. No caminho rumo aos seus objetivos a vida acontece. Festas, laser, viagens, trabalho, doenças, compromissos sociais e familiares. A cada distração, uma escolha, e a cada escolha uma renúncia deve ser feita.

 

Essa foi a primeira conversa sobre a determinação. Pesquise mais sobre o assunto e acesse www.nerdcursos.com.br/podcasts para ter acesso ao roteiro completo deste episódio com os links das referências utilizadas. Aproveite para comentar o podcast, sua participação será muito bem-vinda e poderá inspirar novos episódios.

Participaram deste episódio: Angela Duckworth, Euphemia Allen & Morris Stoloff Orchestra, MC Renato 51/50 e eu prof. Marco Nunes que estou determinado em sempre a ajudar que tem um objetivo na vida.

 

E para terminar, os versos do poeta e escritor brasileiro Augusto Branco:

 

” Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve, e a vida é MUITO para ser insignificante. ”

Ligue

Tel: em breve

Contato

 

Siga

© 2015 por NERD CURSOS

  • facebook
  • YouTube Social  Icon